A importância da gestão financeira no varejo

Boa saúde financeira ajuda a ter competitividade, a enfrentar e vencer a concorrência, investir e prosperar

Se sua empresa tem saúde financeira, ela pode ser competitiva, enfrentar a concorrência. A gestão financeira bem feita garante esta condição.

Você facilita a gestão financeira da sua empresa quando tem colaboradores dedicados à esta função, abandona os controles manuais por meio de planilhas eletrônicas e adota um software de gestão integrada, um sistema ERP.

Quando você faz boa gestão financeira, traz vários benefícios para o negócio:

Entende a realidade da loja – se você faz boa gestão financeira, gera informações que mostram a realidade da sua loja e facilita sua tomada de decisões.

Garante integração e alinhamento – ao fazer a gestão financeira da maneira certa, você tem consistência nas informações financeiras, é mais fácil integrar e alinhar todas as áreas da empresa.

A integração de informações das áreas permite reduzir custos e agilizar processos.

Controla o Fluxo de caixa – quando você faz gestão financeira de forma adequada, garante que o fluxo de caixa esteja equilibrado, e tem completo domínio de todas as entradas e saídas de dinheiro na empresa ao longo do tempo.

Apoia o planejamento de Compras – ao fazer a boa gestão financeira, você ajusta o volume de compras ao seu perfil de vendas e às eventuais demandas sazonais, programando o desembolso de dinheiro e mantendo o fluxo de caixa equilibrado.

Controla o Recebimento das vendas – a gestão financeira bem feita que você executa na sua empresa ajuda a controlar o fluxo de entradas.

Além disso, ressalta a importância da participação dos meios de recebimento no conjunto das entradas, também, evidencia e alerta para o volume de inadimplência. 

Foca o gerenciamento das contas bancárias – se você faz boa gestão financeira, tem o domínio de todas as situações que envolvem boletos, cartões, acessos à linhas de crédito, juros de empréstimos de investimento e capital de giro, antecipação de títulos, cheques e cartões, conta garantida, transferências, etc.

A conciliação bancária é a ferramenta que garante que tudo que você contratou ou tratou está efetivamente correto.

Apoia o gerenciamento do estoque – se você tem gestão financeira adequada, gera informações da movimentação de produtos no inventário, do giro de mercadorias, etc., e auxilia a gestão do estoque.

Lembre-se, o estoque contribui para o bom funcionamento das demais áreas do seu negócio. É o pilar que sustenta a operação do varejo.

Faz a gestão de custos dos produtos e precificação – quando faz você boa gestão financeira, prioriza a precificação, apoia a consistência do custo dos itens do estoque.

A precificação dos produtos no varejo é importante ponto de atenção do negócio.

Então, você já entendeu a importância da gestão financeira no varejo, que por meio integração das informações das diversas áreas, a boa gestão financeira agrega inúmeros benefícios para o negócio, contribuindo para tornar toda a operação mais produtiva, ágil e segura.

Agora você sabe a importância da gestão financeira no varejo, leia nossos artigos e entenda como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio.  

Palavras-Chave: Gestão financeira, Software de gestão, Custos, Processos, Inventário, Gestão de estoque

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#