O Que é Necessário para ser Um Bom Vendedor? - Parte 3

Competências do Vendedor: conhecimentos amplos que criam valores e formas de agir

Nas partes 1 e 2 deste artigo falamos da importância das competências do vendedor. Vamos entendê-las?

Flexibilidade e capacidade de adaptação – se você é vendedor, tem necessidade de ajustar sua abordagem de venda a cada atendimento de venda que faz para se adaptar à mudança do perfil dos seus clientes.

E assim, seu ambiente de trabalho está em constante mudança. Às vezes, durante a atendimento de um cliente específico, você tem que mudar a abordagem escolhida por que ela pode não estar funcionando bem para aquele cliente.

Saber influenciar, persuadir os clientes, faz parte do processo de venda, mas você deve fazer isso respeitando os diferentes perfis dos seus clientes. É necessário controlar suas emoções, lidar com frustrações e, principal ponto, saber se adaptar rapidamente conforme as necessidades de cada momento para atingir suas metas.

Você deve trabalhar para incorporar a flexibilidade ao seu modo de ser, incorporar atitudes flexíveis, ela é uma aptidão primordial no perfil do vendedor.

 Capacidade de investigação – você sabe a importância fazer uma boa sondagem do cliente, ouvir e fazer as perguntas certas para entender as necessidades do seu cliente.

Clientes satisfeitos retornam, recomendam você para novos clientes, mas os insatisfeitos fazem o oposto. Se você pensa apenas na sua comissão de venda, terá dificuldade na fidelização de clientes, pois não identifica, não entende suas necessidades e, assim, pode ser difícil apresentar uma solução que os satisfaça.

Esforce-se para incorporar a capacidade de investigação à sua abordagem dos clientes. Essa aptidão é muito importante para ajudá-lo a ter sucesso em vendas.

Empatia - você sabe que criar um vínculo, estabelecer uma comunicação pessoal com o cliente contribui para o sucesso da venda, e que isto é facilitado se você tiver capacidade de se identificar com ele.

Procure “sentir o que ele sente”, entender o que ele quer, ouvir, entender e falar sobre o que importa para ele, quer seja um problema a resolver ou desejo a realizar.

Trabalhe para incorporar a empatia ao arsenal de vendedor, incorporar atitudes que gerem empatia, ela é uma aptidão essencial no perfil do vendedor.

Persistência – “para mim não existe jogo perdido”, você conhece esta frase. O bom vendedor não se abate ao receber um não. Você sabe que vai receber um não várias vezes antes de receber o sim, assim, deve se manter otimista, não perder o foco.

Persistência é amiga de organização. Planeje a próxima semana e o próximo mês, faça isto sempre num mesmo horário da semana ou dia do mês.

Persistência, também, é amiga de foco. Controle o atingimento das metas, isto ajuda a manter o foco, ter persistência.

Mantenha sua energia e determinação, invista no que dá retorno. Faça no mínimo duas paradas por dia, e mantenha seu foco diário no que facilita atingir suas metas.

Trabalhe para desenvolver esta aptidão, a persistência, incorporando atitudes adequadas na sua rotina do dia-a-dia. Assim, você dominará mais esta competência crítica no seu perfil de vendedor.

Tenacidade – você pode confundir com persistência, mas tenacidade vai além disso, é a disposição do vendedor para entrar em ação, vender, buscar resultados, atingir metas, ser otimista e persistente.

Você deve ter garra, disposição para a luta. Ouvir o não e buscar o sim, nunca desistir.

Desenvolver esta aptidão vai torná-lo um vendedor muito mais forte, vai ajudá-lo a bater metas.

Espirito de equipe – saber qual é a função de cada um na equipe, entender e colaborar para atingir os objetivos e metas do time, e contribuir com ideias e sugestões para soluções eficazes e criativas para conquistar resultados.

Você deve ajudar a equipe a trabalhar junto, de forma coesa, em direção a um objetivo comum, criando um ambiente de trabalho positivo.

Procure incorporar o espirito de equipe à sua forma de trabalhar, incorporar atitudes que ajudem o espirito de equipe do time, ela é uma aptidão fundamental no perfil do vendedor.

Integração social, Networking – você está imerso na era das mídias digitais. Crie seu networking por meio da sua rede de contatos e amizades. Fique ligado, procure ouvir e ajudar, ser ouvido e ajudado, este é um meio eficaz de você fortalecer seu networking.

Leia este artigo e entenda o que é necessário para ser um bom vendedor. Ele está dividido em 5 partes.

Avance na sua busca para entender o que é necessário para ser um bom vendedor, leia as Partes 1, 2, 4, e 5 deste artigo.

Palavras-Chave: Processo de vendas, Competências, Metas, Atitudes, Flexibilidade,

capacidade de adaptação, abordagem de venda, perfil dos clientes, Capacidade de investigação, sondagem, necessidades do cliente, Clientes satisfeitos, novos clientes, comissão de venda, fidelização de clientes, abordagem dos clientes, Empatia, comunicação, aptidão, Persistência, organização, foco, atingimento das metas, perfil do vendedor, Tenacidade, Integração social, Networking, mídias

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