O Que é Necessário para ser Um Bom Vendedor? - Parte 1

Vendas é como um jogo onde o vendedor e o comprador sentem que estão ganhando na de troca de valores

Esta é uma questão interessante para você responder: para ser um bom vendedor é necessário ter um dom? Ou você acredita que vender exige apenas técnica, algo que qualquer um pode aprender, desenvolver, melhorar?

Se você pensa que é dom, possivelmente acredita que a personalidade da pessoa é o elemento essencial que importa para a competência do vendedor.

Competências – são conhecimentos amplos, que criam valores e formas de agir, por exemplo, ser flexível.

Como você, outras pessoas concordam que as características pessoais são, talvez, o fator mais importante no desempenho do vendedor. Para elas, estas características são fundamentais no processo de vendas, mas acreditam também que existem mais fatores atuando no processo e que eles podem ser aprendidos.

Os processos de vendas apareceram  com a evolução do conhecimento sobre vendas e, então, a arte de vender iniciou sua transformação em ciência, algo que pede desempenho, técnicas de trabalho em grupo e padronização de procedimentos, pede mais objetividade.

Você pode aceitar estas ideias e, talvez, concordar que esta evolução põe em evidência a importância da qualificação, da capacitação e desenvolvimento das competências de um vendedor. E mais, que atualmente, um bom vendedor tem que ir além de mostrar produtos aos clientes e bater as metas mensais de vendas.

Na sua empresa, em vendas, quanto trabalho e energia você já investiu na formação de um time de alto desempenho?

Selecionar, estruturar, qualificar uma equipe de vendas para que o seu time entregue os resultados desejados, e reter os talentos do time é um grande desafio, e a parte de desenvolver as competências, as habilidades e atitudes dos vendedores é a mais demandante.

Na sua empresa, você deve liderar o desenvolvimento das competências da equipe de vendas, cada vendedor deve aprender as habilidades necessárias do dia-a-dia e incorporar atitudes adequadas para utilizá-las na sua rotina com os clientes.

Habilidades - conhecimentos técnicos específicos dos produtos, da situação do estoque, de informática, do processo de vendas, do sistema informatizado, etc.

Atitudes - hábitos que marcam uma pessoa, por exemplo, empolgação.

Papo de vendedor é coisa do passado! Vender, hoje, exige que o vendedor apresente soluções que entregam resultados para o cliente e o ajudam a pensar e tomar sua decisão.

Leia este artigo e entenda o que é necessário para ser um bom vendedor. Ele está dividido em 5 partes.

Avance na sua busca para entender o que é necessário para ser um bom vendedor, leia as Partes 2, 3, 4, e 5 deste artigo.

Palavras-Chave: Vendas, Processo de vendas, Competências, Desempenho do vendedor, Qualificação, Capacitação, Metas de vendas, Equipe de vendas, Habilidades, Atitudes, Resultados

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#