O que são perdas de estoque?

Erros na gestão do estoque causam perdas, prejuízos financeiros e insatisfação dos clientes

Planejamento bem feito, execução cuidadosa e controle efetivo são elementos constantes da boa gestão de estoque que você faz na sua empresa.

É esta boa gestão de estoque que ajuda você a tomar decisões adequadas, e prevenir a ocorrência de erros que causam insatisfações de clientes e prejuízos financeiros para sua empresa.

Vale a pena você se debruçar sobre esses erros e entender que perdas de estoque eles causam, facilitando a adoção de medidas para reduzi-las ao mínimo possível:

Furto de clientes- Talvez a principal causa de perdas em lojas. Adote sistemas antirroubo e os mantenha em boas condições e coloque, também, alarmes nos produtos. Esteja atento às áreas de exposição e locais de maior incidência de furtos.

Furto de funcionários - Os funcionários da sua empresa também podem ser uma das causas de perdas. Esteja atento ao furto de produtos ou não registro de saída de produto.

Controle a concessão de descontos excessivos nas vendas. Eles também causam perdas embora não afetem o estoque.

Erros administrativos - Registros errados são uma causa de perda, como a omissão de registro ou quantidades incorretas.

Ainda que não afetem o estoque, o registro preço incorreto também causa perda de lucratividade.

Você deve estar atento a qualquer movimentação de produtos em estoque, garantindo que ela seja corretamente refletida no sistema de gestão. Se possível, efetue a integração dos sistemas de compras e vendas para evitar erros.

Erros no recebimento de produtos - Fornecedores erram por engano ou intencionalmente, entregando produtos errados ou em quantidade inferior à que foi comprada.

Crie controles adequados no processo de recebimento dos produtos, garantindo a conferência de entrada da totalidade dos itens de todos os pedidos de compra.

Avaria ou vencimento de produtos – Armazenagem inadequada, manipulação incorreta e controle de validade causam perdas.

Crie rotinas de armazenagem e manipulação adequadas que garantam a integridade das embalagens, produtos e controlem a validade.

Um importante recurso que auxilia a boa gestão de estoque é a execução de inventários periódicos, rotativos ou gerais.

Agora que você já entende bem quais são as perdas de estoque e sabe como neutralizá-las, leia nossos artigos e entenda como fazer uma boa gestão de estoque da sua empresa.

Palavras-Chave: Gestão de estoque, Planejamento, Perdas, Erros

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#